RECORDAÇÕES DE ROQUE CAMÊLLO

Livro que homenageia intelectual mineiro falecido há dois anos foi organizado pelo associado efetivo Mário de Lima Guerra.

Foi lançado no último domingo (17/03), na Academia Marianense de Letras, em Mariana, o livro ‘O Roque Camêllo que conheci’. A publicação reúne artigos que relembram a figura do associado efetivo Roque José de Oliveira Camêllo, falecido há exatos dois anos. Roque foi um dos mais ativos membros do IHGMG e ocupava a cadeira nº66, cuja patrona é a Princesa Isabel.

Após uma missa presidida pelo bispo emérito de Oliveira Dom Francisco Barroso Filho, no Santuário Nossa Senhora do Carmo, os familiares e amigos de Roque Camêllo se dirigiram para a Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras para o lançamento do livro que contou ainda com a participação especial de banda de música e coral da cidade, além de associados do IHGMG.

COLETÂNEA DE AFETOS

Organizado pelo associado efetivo do IHGMG Mário de Lima Guerra, reitor da Faculdade de Sabará, o livro ‘O Roque Camêllo que conheci’ surgiu após uma conversa com a viúva de Roque, a jornalista Merania de Oliveira, na homenagem póstuma prestada pelo Instituto aos associados efetivos falecidos no ano de 2017. Na ocasião, Merania relatava as diversas homenagens e textos publicados em jornais e redes sociais quando do falecimento de Roque. Na conversa, Mário Guerra relembrou para Merania os antigos “Cadernos de Recordações, no qual cada pessoa querida registrava suas impressões sobre quem partia” de seminários e outras instituições de ensino ao final do curso e ressaltou a necessidade de que ficassem registrados os depoimentos sobre o seu confrade. Merania não só concordou com a ideia como iniciou, juntamente com o idealizador, a articulação e os convites para que o livro sobre Roque pudesse reunir vários depoimentos sobre sua atuação, personalidade e trabalhos realizados em prol da sociedade, da cultura e da preservação do patrimônio cultural.

Muitos associados do IHGMG registraram sua convivência com Roque Camêllo nas páginas do livro, que apresenta ainda o elogio fúnebre prestado pelo presidente Aluízio Alberto da Cruz Quintão em nome da instituição na ocasião do seu falecimento, em 18 de março de 2017. O associado Angelo Oswaldo de Araújo Santos é um dos que participam da edição e assim definiu o homenageado: “O orador de acento clássico, o político honrado, a personalidade cativante pela cortesia e generosidade, o devoto de Dom Antônio Ferreira Viçoso, o professor e cultor das instituições acadêmicas formam o poliedro chamado Roque Camêllo, no qual, contemplamos, permanentemente, um paradigma luminoso”.

Durante o lançamento do livro, a 2ª vice-presidente do IHGMG, professora Regina Almeida, apresentou sua saudação em nome da Instituição destacando a importância da sessão memorial presidida pelo desembargador Caetano Levi Lopes, presidente de Honra do Instituto Roque Camêllo. O instituto, recentemente criado e que era um dos sonhos de Roque, tem por objetivo o desenvolvimento de atividades de caráter sociocultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *