IHGMG ganhará novo associado correspondente e apresentará três palestras sobre os Primeiros Tombamentos em Minas Gerais.
Assessoria IHGMG
Próximo sábado, dia 25 de agosto, o Instituto Histórico e Geografico de Minas Gerais empossará como associado correspondente o Dr. Wainer de Carvalho Ávila – pelo município de São João Del Rey – na Casa de João Pinheiro.
O Dr. Wainer de Carvalho Ávila é advogado e escritor e foi deputado estadual de Minas Gerais (1983-1987), pelo PMDB. É associado do do Instituto Histórico e Geográfico de São João Del Rey, do qual já foi presidente e, ocupa uma cadeira na Academia de Letras de São João Del Rey.
No IHGMG será saudado pelo associado efetivo Marcos Wellington de Castro Tito.
Em um segundo momento da sessão especial teremos três palestras sobre o tema: Primeiros Tombamentos em Minas Gerais. Esta promoção do Instituto Histórico é uma sugestão da Comissão Cultural Permanente de História, dirigida pelo associado efetivo Dr. Rogério Faria Tavares.
Palestrantes:
- Prof. Altino Caldeira – Introdução do Tema;
Nasceu em Teófilo Otoni/MG, em 1949. Possui graduação em Arquitetura pela UFMG (1973), Especialização em Cultura e Arte Barroca pela UFOP (1988) e Representação do Espaço Arquitetônico pela PUC-Minas (1994).
Concluiu seu Doutorado (PhD) na Universidade de Sheffield (Inglaterra, 1997) com a tese The conservation of historic cities and architectural heritage in Brazil, with particular reference to the state of Minas Gerais and the city of Mariana.
Fez pós-doutorado na Universidade de Bolonha (Itália, 2006).
Trabalhou como arquiteto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) entre 1987 e 2010.
Atualmente, é Professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, sendo responsável pelas disciplinas Architectural Heritage in Brazil, Projeto de Intervenção no Ambiente Construído e Projeto de Paisagismo Urbano, no curso de Arquitetura e Urbanismo.
Publicou livros e artigos em revistas nacionais e internacionais e é artista plástico. Suas pesquisas estão relacionadas à Paisagem Cultural.
- Des. Caetano Levi Lopes – Tombamento do Conjunto Arquitetônico de Mariana;
Natural do Distrito de Bandeirantes, município de Mariana-MG, é desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desde 2002.
Bacharel em Direito, pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (1973), é Mestre em Direito Civil, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (2002).
Foi Procurador Autárquico do INPS (1975), Procurador do Banco Central do Brasil (1976) e Advogado da Junta Comercial de Minas Gerais (1978).
Na magistratura, atuou como Juiz de Direito nas comarcas de Rio Pardo de Minas (1979/81), Januária/MG (1981/82), Teófilo Otoni/MG (1982/84) e Belo Horizonte (1984/94). Também foi Juiz do Trabalho Substituto da 3ª Região (1980) e Juiz do Tribunal de Alçada de Minas Gerais (1994/2002).
Professor há mais de 45 anos, lecionou em instituições de ensino médio e superior nas cidades de Barbacena, Teófilo Otoni e Belo Horizonte. Ministra cursos preparatórios para carreiras jurídicas, é professor da Faculdade de Direito Milton Campos e da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF.
Conferencista convidado em várias oportunidades e por diversas entidades estaduais e nacionais, já foi recebeu inúmeras condecorações outorgadas pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Minas Gerais.
Na área da cultura, é Presidente de Honra do Instituto Roque Camello, membro da Casa de Cultura Academia Marianense de Letras, da Academia Barbacenense de Ciências Jurídicas e, no próximo mês, toma posse na Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado. Recentemente foi eleito Presidente Pedagógico da União Ibero-Americana de Juízes, com posse prevista para o mês de outubro.
- Sr. Olinto Rodrigues dos Santos Filho – Tombamento do Conjunto Arquitetônico de Tiradentes.
É pesquisador do IPHAN, responsável pelo Inventário de Bens Móveis e Integrados de Minas Gerais. Atua na fiscalização de obras de arte e antiguidades.
É autor do Guia de Tiradentes, do livro “Matriz de Santo Antônio em Tiradentes” (2010); Monumentos Preservados (2015) e co-autor dos livros “O Aleijadinho e sua Oficina” com Myriam Ribeiro de Oliveira e Antônio Fernando Batista dos Santos” e “O Barroco e o Rococó nas igrejas de São João del Rei e Tiradentes”, com Myriam Ribeiro de Oliveira.
É sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes e sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de São João del Rei e do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.