O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais lamenta o falecimento do associado efetivo, Aristoteles Atheniense
Faleceu, hoje, 3/7, pela manhã, nosso bom Amigo e Associado Efetivo do Instituto Histórico de Minas Gerais, com 84 anos de idade. A Advocacia Mineira perde um de seus brilhantes representantes.
“Ao Amigo morto, a quem, consternados prestamos agora as derradeiras homenagens, se não impôs à admiração pública por outros feitos que não fossem as suas eminentes qualidades morais, os seus límpidos predicados, engrinaldando-lhe o nome respeitabilíssimo com a auréola dos mais elevados
conceitos”, declarou, em nome do Instituto, o Secretário Geral Antonio Carlos de Albuquerque.
Ingressou no Instituto Histórico e Geográfico e Minas Gerais em 12 de março de 2005, ocupando a cadeira nº 28, cujo patrono é o professor Rodolpho Jacob.
REPERCUSSÃO
“A morte de Aristoteles Atheniense deixa uma grande lacuna nos meios jurídicos e intelectuais do Brasil. Ex-Presidente da OAB/MG, ex-Conselheiro Federal e Vice-presidente do Conselho Federal, ex-Presidente da Academia de Letras Jurídicas, Associado Efetivo do Instituto e membro de várias outras entidades, o entusiasmo e a competência eram permanentes em suas atividades. Cumprimentos respeitosos à família enlutada”, Luiz Carlos Abritta, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.
“Uno-me aos confrades do IHGMG para apresentar à família do inesquecível, competente confrade e bom amigo Dr. Aristóteles Atheniense os mais sinceros pêsames pela irreparável perda. A nossa solidariedade neste momento de dor”. Wagner Colombarolli, presidente emérito.
“Lamento muitíssimo o falecimento do amigo e colega Aristóteles. Contemporâneo de Faculdade, companheiro de muitas lutas, atencioso e solidário, sempre me deu a satisfação de grata amizade e respeitosa convivência. Perde a área jurídica um competente e dedicado profissional e o IHGMG, um valoroso associado. Deus o receba e conforte a família enlutada”. Aluízio Alberto da Cruz Quintão, presidente emérito.
“Agradeço-lhes o triste comunicado. Lamento, profundamente, a morte do nosso ilustre associado”. Fernando Antonio Xavier Brandão, presidente emérito.
“Lamento muito a morte do Dr. Aristóteles Atheniense, pedindo que encaminhe minhas condolências à esposa, Elisabeth, e à filha, Luciana. Que tenham o conforto nas boas lembranças que ficaram”. Gilda de Castro, associada efetiva.
“Grande amigo, de quem eu era admirador permanente. Sempre me prestigiou muito, tanto na minha gestao no ministerio da Fazenda, quanto no 6 anos que dirigi a Imorensa Oficial em MG…Solicito gentileza repassar meus sentidos pêsames. Minas perde um de seus grandes!” Eugênio Ferraz, associado benemérito.
” Com o coração entristecido, lamentamos a prematura partida de nosso querido associado efeito, Dr. Aristóteles Atheniense, grande expoente da advocacia, que deixa órfã a cultura mineira e a comunidade jurídica do país. Eloquente orador e grande homem em todas as suas melhores virtudes, inclusive na humildade e sabedoria.
Choramos a sua “páscoa”, ao mesmo tempo em que agradecemos a Deus pelo dom da vida a ele concedido, pedindo ao Senhor da Glória recebê-lo no Paraíso, onde possa desfrutar da felicidade na plenitude da Vida Eterna!
Nossos sentimentos e orações à família do Dr. Aristóteles Atheniense: Deus os abençoe e os fortaleça!” Iácones Batista Vargas, associado efetivo.
“Apresento meus votos de pêsames aos confrades e confreiras do IHGMG,solicitando também que se os transmitam aos familiares do dr.Aristóteles Atheniense”. Márcio Antônio Pereira, associado efetivo.
“Nossos sentimentos!” Tasso Barroca, associado efetivo.
“Lamentando o passamento do nosso consócio, Dr. Aristóteles Atheniense, peço-lhes a gentileza de retransmitir minhas condolências aos familiares do mesmo”. Walter Gonçalves Taveira, associado efetivo.
“Nossos mais sinceros pêsames à família enlutada”. Helene Paulinyi e Lívia Paulini, associada efetiva e honorária (respectivamente).
” Lamentável sob todos os aspectos o falecimento do Dr. Aristóteles Atheniense. Advogado de proa que sempre exerceu a sua profissão com excelência e ética. Fez escola e um grande escritório. Foi um exemplar pai de família e Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil- Subseção Minas Gerais, além de Conselheiro Federal. Dignificou a advocacia, um exemplo sempre seguido e que de agora em diante será sempre lembrado. Neste momento conturbado da vida nacional em que direitos fundamentais estão sendo ameaçados, a grandeza e os exemplos do Dr. Aristóteles seriam fundamentais. Ele fará muita falta. Que Deus o tenha em bom lugar e dê força para toda a sua família enlutada atravessar esse momento de dor e saudade. O IHGMG perdeu um grande associado. A sociedade mineira e brasileira também”. Paulo Ramiz Lasmar, associado efetivo.
” Com profunda tristeza, recebi a notícia do falecimento do estimado Confrade Aristóteles Dutra de Araújo Atheniense, ocorrido ontem, e, por imposição das limitações neste momento tão excepcional em âmbito planetário, impossibilitada de levar as condolências à família enlutada e de prestar o tributo pessoal ao grande mineiro em sua despedida, quero aqui consignar meu voto de pesar pela irreparável perda.
E, assim, aqui reverencio o Jurista de escol, o Homem de cultura, o Advogado combativo, o Cidadão ativo e de senso crítico refinado, o Mestre que tinha a sabedoria no nome e no gentílico de sua identidade – ARISTÓTELES ATHENIENSE – e que deixa extraordinário legado para Minas, para os Mineiros, e, também, para o País, nestes tempos de incertezas…
Pude, em diversas oportunidades, compartilhar com ele reflexões, sobretudo em torno de temas políticos e de desafios contemporâneos, com o privilégio de haurir as melhores lições da fonte de sua inteligência e saber, sob autoridade da experiência de uma vida íntegra e independente. Fica, pois, o registro da minha admiração e do meu reconhecimento.
Por meio do eminente Presidente, levo as condolências aos membros desse Instituto, à Comunidade Jurídica e, em especial, à Viúva Elisabeth Atheniense, aos filhos Luciana, Alexandre, Denise e Elisa, solidarizando-me na dor e rogando a Deus acolhê-lo na Pátria da Eterna Luz!” Maria Coeli Simões Pires, associada efetiva.
” Que tristeza. Um grande advogado, uma pessoa de prosa gostosa e inteligente, um homem como poucos. E um amigo querido. Que descanse em paz e sua memória se preserve”. Gladston Mamede, associado efetivo.
“Lamentavelmente perdemos um grande associado. Figura mineira notável. Um de nossos maiores juristas. Defensor da democracia, da Constituição nacional, dos princípios éticos, morais e religiosos. Amigo, foi também advogado da minha família. Mais uma vez, lamentamos profundamente a perda do colega e amigo Aristóteles Dutra de Araújo Atheniense, o nosso Dr. Aristóteles. Ao IHGMG, onde tivemos a honra de tê-lo em nosso quadro de associados efetivos, cad. n. 28, patrono, professor Rodolpho Jacob, o silêncio pela perda do grande filho, o resguardo de sua memória; à família, na pessoa da matriarca Elizabeth, a Beth, o nosso abraço de pesar pela perda do ente querido. Minas tem a agradecer também ao patriota Aristóteles Atheniense”. Ozório Couto, associado efetivo.
“Associo-me às homenagens de carinho e apreço á memória do nosso caro consócio, Dr. Aristóteles Athniense,falecido dia 3 do corrente mês. Grande figura humana e jurista de nomeada, companheiro dedicado, eixou o nobre amigo um rastro luminoso de sua personalidade de escol. Aos seus familiares, os nossos sentidos pêsames”. Daniel Antunes Júnior.
“Manifesto o meu pesar pelo falecimento do confrade Aristóteles Atheniense, ocorrido recentemente”. Jairo Carvalhais Câmara.
O presidente do Instituto Histórico de Pitangui, Licínio Filho, e a associada correspondente Maria José Valério, e demais associados, enviam suas manifestações de pesar em solidariedade à família e ao IHGMG.