Palestras destacam municípios que tiveram acervo protegido a partir de 1938.
Adalberto Andrade Mateus
O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais relembrou em sessão especial no último sábado, 25/08, os 80 anos dos primeiros tombamentos realizados pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (atual IPHAN).
Na abertura da sessão, o presidente Aluízio Quintão deu posse ao advogado e escritor Wainer de Carvalho Ávila como associado correspondente do IHGMG. Deputado estadual entre os anos de 1983 e 1987, Ávila é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São João Del Rei e da Academia de Letras local. O empossando foi saudado pelo associado efetivo Marcos Wellington de Castro Tito. Em seu discurso, Wainer Ávila relembrou alguns momentos importantes da defesa do patrimônio cultural mineiro.
Após a posse do novo associado correspondente, foi dado início à segunda parte da reunião, com a lembrança dos 80 anos dos primeiros tombamentos realizados no estado de Minas Gerais. Para introduzir o tema, o professor da PUC Minas, arquiteto Altino Caldeira, apresentou um panorama sobre a atuação do Sphan a partir de sua criação em 1937. Em sua apresentação, Altino destacou os primeiros tombamentos inscritos no livro das Belas Artes do antigo Sphan, entre eles, o do conjunto arquitetônico e paisagístico de São João Del Rei, em 04 de março de 1938.
Em seguida, o desembargador Caetano Levi Lopes apresentou alguns aspectos da proteção do patrimônio cultural em Mariana, destacando a legislação em vigor na cidade para proteger, inclusive, as bandas de música da cidade. Finalizando as apresentações, o sócio correspondente do IHGMG, pesquisador Olinto Rodrigues, apresentou a trajetória da preservação do patrimônio cultural de Tiradentes, com destaque para as capelas tombadas e seus estilos arquitetônicos.
O patrimônio cultural na programação do IHGMG
Em 2018, por proposição da Comissão História de Minas, o patrimônio cultural mineiro tem sido celebrado em diferentes sessões. Em julho, foram rememorados os 120 anos do nascimento do mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade, primeiro presidente do Sphan. Em setembro, será a vez de homenagear quatro pioneiros da preservação em Minas. E, em outubro, será a oportunidade para homenagear o ano do patrimônio cultural de Ouro Preto.
Fotos: José Lopes/Maria de Lourdes – IHGMG