Instituição se despede do seu decano, associado efetivo desde 1975
Na manhã do último domingo (24/10/2021), o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais recebeu a triste notícia do falecimento do confrade Ildefonso Silveira de Carvalho, decano dos associados efetivos e ocupante da cadeira nº99 (patrono Abílio Barreto). Ildefonso era associado do IHGMG desde 1975.
Filho de Afonso Vaz de Mello Carvalho e Stella Silveira de Carvalho, Ildefonso nasceu em 26 de abril de 1934, sendo descendente de duas das famílias mais antigas do arraial de Curral Del Rei, que posteriormente deu lugar à implantação da cidade de Belo Horizonte: as famílias Vaz de Mello e Silveira. Sempre relatava histórias vivenciadas por seus antepassados nas terras de José Cândido da Silveira, dentre outras, que compunham o cenário de fazendas da localidade primitiva.
Dono de uma risada inconfundível, era amante da fotografia e mantinha em seu acervo pessoal inúmeros registros de suas passagens por diferentes instituições. Procurador federal aposentado dos quadros da Advocacia Geral da União, Ildefonso foi membro de várias instituições culturais mineiras como a Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais e a Arcádia de Minas Gerais, além de ser responsável pela criação de um Memorial reunindo seus trabalhos de pesquisa nas áreas política, social e cultural.
Para o presidente do IHGMG, Luiz Carlos Abritta, o falecimento de Ildefonso abre uma lacuna em várias instituições das quais participava. “Faleceu Ildefonso Silveira de Carvalho, o decano dos Associados Efetivos do Instituto. Procurador Federal aposentado, engrandeceu não só este Silogeu, mas o órgão federal ao qual estava vinculado. Era uma pessoa alegre, de fácil convivência. Publicou vários livros e artigos em jornais do Brasil. Era integrante de várias Associações, onde pronunciava palestras memoráveis. Seu nome ficará gravado como um dos mais dinâmicos associados do Instituto. Enquanto existirem pessoas como Ildefonso, o mundo avançará para a alteridade e para a cultura”, disse Abritta que destacou que, em data próxima, será prestada homenagens ao ilustre associado falecido.
O secretário-geral do IHGMG, Antônio Carlos de Albuquerque, também deixou registrado seu depoimento sobre a partida de Ildefonso.
ADEUS!
Temos o dever de tecer algumas palavras de justiça e de saudade, embora singelas e puras. Na manhã cinzenta de domingo (24.10), bem cedo, fomos informados do falecimento do nosso associado efetivo Ildefonso Silveira de Carvalho, decano, cadeira 99, cujo patrono é Abílio Barreto. Sobre seu patrono, Ildefonso Silveira, em brilhante artigo, assim se expressou: “Há homens que não morrem, ficam encantados, pois suas realizações permanecem eternamente, gravadas na memória da posteridade. Abílio é um deles. Toda a geração de Minas precisa conhecer a história de Belo Horizonte, mesmo para melhor se conhecer”.
Eis que, hoje, Ildefonso ficou encantado. Ao cabo de trabalhosa peregrinação terrena lhe pulsando sempre o coração bondoso, consternados e tristes prestamos agora o amorável culto da derradeira homenagem. Ildefonso Silveira de Carvalho amou sempre o Brasil estremecidamente, com o ardor da sua alma generosa. Em nossos encontros na Casa de João Pinheiro ele nos deixava sempre aspergido do seu sentimento de patriotismo.
Adeus, em nome dos amigos e amigas, confrades e confreiras, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, do qual era decano, que sempre o estimou e quis, como arquétipo do homem generoso.
Resplandeça o teu espírito nos mimos radiosos da paz.
A Deus!
O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais rende as sinceras condolências e homenagens à família enlutada reconhecendo os anos de dedicação, amizade e presença de um de seus mais antigos associados.
Fotos: IHGMG