IHGMG é contemplado na Fase III do programa Minas para Sempre do MPMG para revitalização de sua sede

Na manhã deste 26 de agosto, em uma cerimônia realizada no Museu Mineiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) lançou a Fase III do Programa Minas para Sempre, uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Cultural e Urbanismo (Caoma) e da Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico (CPPC). O evento, que contou com a presença de autoridades e representantes de diversas instituições culturais, entre elas o Procurador-Geral de Justiça Dr. Jarbas Soares Filho, marcou mais um passo importante na preservação do patrimônio cultural mineiro.

Autoridades do MPMG e SECULT durante a celebração do repasse de recursos para o IHG

O Programa Minas para Sempre busca promover a recuperação, restauração e conservação de bens culturais em Minas Gerais, com o objetivo de aprimorar ou restabelecer sua fruição coletiva e garantir sua preservação para as atuais e futuras gerações. O IHGMG (Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais) foi uma das instituições contempladas nesta fase do programa, recebendo recursos que serão fundamentais para a revitalização de sua sede.

Entre as ações planejadas pelo IHGMG com o apoio do programa estão a restauração completa do assoalho da sede, a modernização do auditório com a instalação de equipamentos modernos de áudio e vídeo, além da implementação de sistemas para transmissão online dos eventos do Instituto. Essas melhorias serão realizadas ao longo dos próximos três meses, proporcionando um ambiente renovado e adequado para a promoção da cultura e da história de Minas Gerais.

Dr. Jarbas Soares Filho – Procurador-Geral de Justiça, Dr. José Carlos Serufo – Presidente do IHGMG, Promotor de Justiça Lucas Pardini – Coordenador das Promotorias de Meio Ambiente da Bacia do Rio das Velhas e o Prof. Leonidas Oliveira – Secretário de Estado da Cultura e Turismo

O programa Minas para Sempre adota uma abordagem inovadora, integrando a recuperação e a preservação de referências culturais mineiras com uma visão abrangente de patrimônio cultural. Além das obras de restauração e conservação em bens culturais tombados ou inventariados, o programa também acolhe projetos que envolvam elementos materiais associados a manifestações culturais imateriais registradas e outros bens de interesse cultural, como museus, centros de referência e pontos de cultura.

Estiveram presentes além do Presidente Dr. José Carlos Serufo o primeiro vice-presidente Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda e os associados Marco António Borges e Marcelo de Azevedo Mafra. O IHGMG se enche de entusiasmo ao participar desta importante iniciativa e reafirma seu compromisso com a preservação do patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais, contribuindo para a perpetuação e valorização de nossas tradições e memória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *