Em um cenário de respeito e festividade, o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) se prepara para festejar o 116º aniversário de sua criação. A data será assinalada por distinta solenidade no dia 15 de agosto, às 10 horas, em sua sede, na rua dos Guajajaras, 1268. A celebração será de momentos tão ricos e diversificados como a História mineira que o Instituto representa.
Desde a fundação, o IHGMG tem-se destacado um dedicado guardião da cultura, com a identidade e as memórias de Minas Gerais. Ao longo destes 116 anos, tem reiterado o comprometimento inflexível com a preservação da herança cultural mineira.
Durante a solenidade será realizada o lançamento da 50ª edição da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais , lançada pela primeira vez há 78 anos, em 1945, gom fiscurdo fo prefeito JK. Além disso, o evento contará com a apresentação do livro “O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais dentro da história de Minas Gerais: as diretorias do IHGMG 1907/2019”, obra do promotor de Justiça e associado efetivo, Joaquim Cabral Netto. Ambos os lançamentos refletem a profundidade e a importância do legado do IHGMG como a Casa de Cultura mineira mais antiga e representativa.
A cerimônia também prestará homenagem àqueles que dedicaram suas trajetórias ao Silogeu, por meio da entrega de diplomas a associados eméritos. Esta homenagem sublinha o valor imensurável de cada personalidade na consolidação da trajetória da Casa.
Durabte a cerimônia, será entregue uma obra retratando o fundador João Pinheiro da Silva, pintada pela Dra. Ana Luiza Almeida Ferro. A peça, além de nos mostrar esteticamente uma figura icônica de nossa Casa, evoca a relação intrínseca entre arte e história nas alterosas.
Para culminar a celebração, o hino do IHGMG será executado pelo músico professor Kainan Belato, enaltecendo o legado e o propósito do Instituto. Vale destacar que o hino, redescoberto recentemente, conta com belo arranjo elaborado pelo Prof. Kainan, violinista da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais. O hino, uma peça clássica, é de autoria da associada efetiva, professora Sandra Loureiro de Freitas Reis (1944/2008).
Ao celebrar mais um ano, o IHGMG, agradecido, faz uma retrospectiva de sua trajetória, e, simultaneamente, vislumbra um futuro de vibrantes expectativas. O 15 de agosto personifica a tenacidade, dedicação e fervor que tem conduzido o IHGMG ao longo de sua admirável existência.
Parabéns ao IHGMG pelos seus 116 anos engrandecendo Minas Gerais no cenário cultural, histórico e literário. Viva a Casa de João Pinheiro.