Onze entidades públicas e privadas assinaram protocolo de intenções para garantir realização de diversos eventos no próximo ano
O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais abriu as portas na noite da última segunda-feira para dar início às comemorações do tricentenário de criação da Capitania de Minas Gerais. A data escolhida para a solenidade de abertura do Ano do Tricentenário coincide com a data em que o rei português Dom João V assinou, no ano de 1720, o alvará determinando a separação do território das Minas de ouro da Capitania de São Paulo, criando assim duas capitanias distintas.
A solenidade foi iniciada pelo presidente do IHGMG, Luiz Carlos Abritta, que saudou a presença do associado efetivo da instituição, o senador da República Antonio Anastasia, conferencista da noite, e as instituições culturais signatárias do Protocolo de Intenções para realização da programação do tricentenário. “É uma noite especial em que instituições culturais se reúnem para celebrar Minas Gerais. Estamos em festa e é preciso festejar”, proclamou o presidente do IHGMG.
Em seguida, a professora Márcia Maria Duarte dos Santos, coordenadora da Comissão Especial do Tricentenário da Capitania, fez a apresentação da programação proposta para o próximo ano destacando cada uma das entidades parceiras que serão responsáveis por realizar eventos diversos. “A composição do IHGMG reflete formações em diferentes áreas de conhecimento – das ciências exatas e da terra, engenharias, ciências da saúde, ciências sociais aplicadas, ciências humanas, linguística, letras e artes, a par de outras ligadas à formação militar e religiosa sendo comum o interesse pelos estudos históricos, geográficos e culturais sobre Minas Gerais. Desse envolvimento de seus associados é que surge a disposição para apresentar essa ampla programação”, destacou Márcia Duarte.
Na ocasião, foi assinado o Protocolo de Intenções com 11 instituições públicas e privadas que já iniciaram os preparativos para a organização de seminários, palestras, mesas-redondas, exposições e visitas a sítios históricos, referentes ao patrimônio natural e construído. O protocolo é assinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais, pela Fundação Clóvis Salgado, pelo Arquivo Público Mineiro e Museu Mineiro, pelo Instituto de Geociências e o Centro de Referência em Cartografia Histórica da Universidade Federal de Minas Gerais, pelo Núcleo de Pesquisa CNPQ Impérios e Lugares no Brasil da Universidade Federal de Ouro Preto, pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Ouro Preto, pelo MM Gerdau Museu das Minas e do Metal, pelo Instituto Idea Casa de Cultura e Instituto Cultural Flávio Gutierrez”. De acordo com o subcoordenador Adalberto Andrade Mateus, novas parcerias já estão sendo definidas, o que poderá incentivar o planejamento de novas ações.
Encerrando o evento, o senador Antonio Anastasia relembrou o contexto mundial do povoamento da região das minas em fins do século 17 e enalteceu a iniciativa do IHGMG na preparação da programação comemorativa. “A abertura das comemorações dessa importante efeméride da história de nosso estado é uma demonstração forte da presença do nosso Instituto Histórico e Geográfico no dia a dia das atividades da cultura mineira e mais do que isso da nossa própria cultura. Eu tenho reafirmado de maneira veemente na tribuna do Senado da República a importância que é o tema cultural, muitas vezes desprezado e colocado em segundo nível, mas a cultura, especialmente para nós mineiros, é algo muito valioso e, na realidade, está em nosso DNA. Nós somos o que somos em razão da nossa identidade cultural que remonta a mais de 300 anos” destacou Anastasia que informou ainda que, por sua iniciativa, será realizada uma sessão solene no Senado Federal para homenagear o tricentenário no primeiro semestre de 2020.
O público presente pode acompanhar a leitura do alvará de criação da Capitania de Minas Gerais feita pelo procurador de Justiça Sérgio Parreiras Abritta. O texto, transcrito em documentos do Arquivo Público Mineiro, será parte de uma exposição que está sendo preparada para os meses de junho a agosto de 2020. A solenidade contou também com a participação de um quarteto de músicos da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais.
A separação da Capitania
Em 02 de dezembro de 1720, o rei Dom João V, após ouvir as considerações do Conselho Ultramarino expediu o alvará régio criando um governo para a Capitania de São Paulo e outro para a região das Minas Gerais. De acordo com os estudos do historiador e associado do IHGMG Waldemar de Almeida Barbosa (1907-2000), o comando da capitania de São Paulo e Minas do Ouro deixava São Paulo sem governo próprio, uma vez que os governadores se instalavam na região das minas recém-descobertas. Com essa e outras razões como o crescimento da população das vilas mineiras e a Sedição de Vila Rica, as discussões se intensificaram concluindo com a determinação real em prol da separação das capitanias ao final do ano de 1720.
Programação do Tricentenário da Capitania de Minas Gerais*
Período: 02/12/2019 a 02/12/2020
(Organização do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais em parceria com a Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais, Fundação Clóvis Salgado, Arquivo Público Mineiro e Museu Mineiro, Instituto de Geociências e o Centro de Referência em Cartografia Histórica da Universidade Federal de Minas Gerais, Núcleo de Pesquisa CNPQ Impérios e Lugares no Brasil da Universidade Federal de Ouro Preto, Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Ouro Preto, MM Gerdau Museu das Minas e do Metal, Instituto Idea Casa de Cultura e Instituto Cultural Flávio Gutierrez)
Março
- Palestra sobre José Pedro Xavier da Veiga e a célebre obra Efemérides Mineiras
- I Ciclo de Palestras sobre a imigração italiana, libanesa, alemã e japonesa em Minas Gerais
Mesa-redonda sobre os Gerais: Mucuri
Abril
V Ciclo de Palestras A Inconfidência Mineira: Interesses Crescentes, Abordagens Diversas
Exposição: temas diversos sobre o mapa da Inconfidência Mineira a partir de sua elaboração
Visitas mediadas a sítios geográficos e históricos: marcos geográficos do patrimônio natural de Minas Gerais, no Quadrilátero Ferrífero, a flora da região do Abaeté e de Diamantina
Maio
Palestra: Língua portuguesa, a herança do colonizador, realçando o português mineiro e as contribuições dos indígenas e africanos para o nosso léxico
Palestra: Semana de Museus, em Tiradentes
Junho
Seminário: Arquivos Públicos e Institutos Históricos de Minas Gerais
Seminário: Historiografia do território e do patrimônio de Minas Gerais, séculos XIX-XX
Palestra: A sedição de Vila Rica
Exposição: Os primórdios das Minas Gerais, sua história contada em mapas e outros documentos e artefatos
Julho
Participação: Dia de Minas, em Mariana
Celebração evocativa da Sedição de Vila Rica, em Ouro Preto
Agosto
II Ciclo de Palestra da Revolução Liberal de 1842
Setembro
Revolução do Porto de 1820 e os impactos no Brasil Colônia
Primavera dos Museus
Outubro
Mesa-redonda sobre os Gerais: Paracatu
Evento: manifestações culturais ligadas à cultura popular e apresentação de grupos culturais
Novembro
Formação das fronteiras brasileiras, destacando as arbitragens internacionais
4º Seminário Genealogia Mineira
Exposição: Coleção de Oratórios: herança africana na arte brasileira
Espetáculos artísticos e promoção de debate relacionado às ações afirmativas, considerando a rica presença de nossos afrodescendentes em nossa trajetória cultural
Dezembro
Ato cívico-militar/cultural
Lançamento de publicações: número temático da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, dedicado ao Tricentenário da Criação da Capitania de Minas Gerais, e organização de um livro sobre os movimentos armados em Minas Gerais.
*Programação sujeita a alterações.
Mais informações:
Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais
Rua dos Guajajaras, 1268 – Barro Preto / Belo Horizonte-MG
Comissão Especial do Tricentenário da Capitania de Minas Gerais: associados Márcia Maria Duarte dos Santos (coord.), Adalberto Andrade Mateus (subcoord.), Angela Gutierrez, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Lúcio Urbano Silva Martins, Maria Inês de Moraes Marreco, Marcos Henrique Caldeira Brant e Marcos Paulo de Souza Miranda.
(31) 3212-4656 – ihgmg@yahoo.com.br – www.ihgmg.org.br
Fotos: Maria de Lourdes Evangelista
1: O associado do IHGMG, senador Antonio Anastasia, em conferência especial sobre os 300 anos da criação da Capitania de Minas Gerais
2: O senador Antonio Anastasia foi homenageado com um diploma pela conferência
3: O presidente do IHGMG Luiz Carlos Abritta abraça o senador Antonio Anastasia
4: Presidente do IHGMG Luiz Carlos Abritta, senador Antonio Anastasia, os coordenadores da Comissão do Tricentenário, Márcia Duarte e Adalberto Mateus