Luiz Carlos Abritta assume presidência durante solenidade que comemorou os 112 anos de fundação do IHGMG.
O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais comemorou no último dia 15 de agosto de 2019, 112 anos de atividades em prol da memória de Minas Gerais. Contando com a presença de inúmeros convidados que lotaram a sua sede, a cerimônia foi marcada pela posse da nova diretoria que, no período de 2019 a 2022, será presidida pelo associado Luiz Carlos Abritta.
O então presidente Aluízio Alberto da Cruz Quintão fez a abertura da sessão solene relembrando os fatos que se seguiram à criação do IHGMG no ano de 1907, sob a presidência do Dr. João Pinheiro da Silva, que à época era o presidente do Estado de Minas Gerais, cargo que hoje é equivalente ao de governador. Em seguida, a professora Regina Almeida, que coordenou as Comissões Culturais Permanentes, fez um balanço das atividades realizadas durante o período de 2016 a 2019, com destaque para mais de 80 atividades realizadas, dentre mesas redonda, palestras, seminários e solenidades em todo estado. O 1º diretor de Comunicação Social, Joaquim Cabral Netto, discursou enaltecendo os valores culturais do IHGMG e sua permanente ação em prol da preservação da memória histórica de Minas Gerais.
Após a inauguração do retrato de Aluízio Quintão na galeria dos ex-presidentes, Luiz Carlos Abritta assumiu a tribuna e destacou a missão do Instituto Histórico e Geográfico como guardião permanente da história mineira. Abritta disse que o seu primeiro dia já seria marcado pela disposição e pelo trabalho em prol dos objetivos da chamada ‘Casa de João Pinheiro’, assinando, em seguida, os primeiros atos da presidência com a designação dos membros das comissões culturais para o desenvolvimento das ações culturais do Instituto ao longo da nova gestão e a formação de uma comissão especial destinada a coordenar a programação em torno dos 300 anos de criação da Capitania de Minas Gerais, a ser realizada no ano de 2020.
Luiz Carlos Abritta é natural de Cataguases/MG, filho do poeta modernista Oswaldo Abritta (que participou da criação da Revista Verde, em 1927) e de Yolanda Nery Abritta. Procurador de Justiça, Abritta já presidiu entidades como a Academia Municipalista de Letras e atualmente é presidente da Academia de Letras do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Em 2011, assumiu a presidência nacional da União Brasileira de Trovadores. Com mais de uma dezena de livros publicados, Luiz Carlos Abritta é associado efetivo do IHGMG desde 1995, ocupando a cadeira de número 82, cujo patrono é o senador Levindo Coelho (1871-1961).
ADMINISTRAÇÃO 2019/2022, empossada em 15 de agosto de 2019
DIRETORIA
Presidente: Luiz Carlos Abritta
1º Vice-Presidente: Paulo Duarte Pereira
2º Vice-Presidente: Márcia Maria Duarte dos Santos
3º Vice-Presidente: Marcos Paulo de Souza Miranda
Secretário-Geral: Antônio Carlos de Albuquerque
1º Secretário: Adalberto Andrade Mateus
2º Secretário: Stanley Savoretti de Souza
1º Tesoureiro: José Carlos Serufo
2º Tesoureiro: Carlos Alberto da Silveira lsoldi Filho
1º Diretor de Comunicação Social: Joaquim Cabral Netto
2º Diretor de Comunicação Social: José Anchieta da Silva
Diretor do Centro de Documentação: Maria Cândida Trindade Costa de Seabra
CONSELHO FISCAL
Titulares — Wagner Gonçalves Taveira, Mário de Lima Guerra, Eugênio Ferraz
Suplentes — Antônio Marcos Nohmi, Renato Passos, Ronaldo Vieira Aguiar
Fotos: José Lopes e Maria de Lourdes Evangelista