INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO PERDE O PROFESSOR RAYMUNDO NONATO FERNANDES

Ícone da Educação no estado de Minas Gerais, professor Raymundo Nonato integrava o quadro associativo desde 1989

João Marcos de Linhares *

Assessoria de Comunicação do IHGMG

A manhã do dia 1º de abril de 2020 amanheceu mais triste para o setor educacional do estado e para o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Com a morte do associado efetivo Raymundo Nonato Fernandes, perdemos uma grande referência na educação, na história e na filosofia.

O professor Raymundo Nonato ocupava a cadeira de nº7 do IHGMG desde 17 de junho de 1989. Foi vice-presidente na Gestão 2010-2013, presidida pelo Dr. Jorge Lasmar, e era um dos membros do Conselho da Ordem do Almocafre. Em 2018, teve seu último grande momento na Casa de João Pinheiro, quando lançou seu livro Nos Caminhos da Educação.

Seu falecimento causou comoção entre os associados do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. O presidente Luiz Carlos Abritta destacou o professor Raymundo Nonato como uma das referências da Educação em Minas Gerais. “Ele foi Diretor e um dos esteios do Instituto de Educação. Membro do Conselho Estadual de Educação, deixou lições imperecíveis no tocante às questões de ensino. Notável orador, digno êmulo de Bossuet. No Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais se destacava pela lucidez com que abordava os temas ali debatidos. Eu sempre o chamava de “O nosso Pandiá Calógeras” e ele abria um largo sorriso de agradecimento, com a simpatia que lhe era peculiar”, destacou Abritta que anunciou que, em breve, o IHGMG homenageará o “ilustre Mestre”.

O associado efetivo e reitor da Universidade de Sabará, Mário de Lima Guerra foi enfático: “Exemplo de Mineiro. Probo. Grande Educador”.

O presidente emérito Aluízio Alberto da Cruz Quintão destacou a carreira do educador e mostrou-se comovido com a notícia: “Lamentável o falecimento do associado efetivo Prof. Raimundo Nonato Fernandes, meu amigo desde a década de 70. No magistério, fui seu subordinado nas escolas da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG), no interior do Estado e no Instituto de Educação, em Belo Horizonte. Ex-seminarista em Diamantina, formado em Filosofia e doutorado em Psicologia (UFMG), dotado de ampla cultura, orador fluente e educador dedicado, atuou, longamente, na área da educação no Brasil e no exterior, tendo sido agraciado pelo governo francês em 2006 com o diploma Palmes Académique”.

NOTÁVEL CURRÍCULO

O currículo do professor Raymundo Nonato passa pelos principais centros de reflexão e estudo de Minas Gerais. Professor adjunto de Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi titular da cadeira de Filosofia no Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), onde foi diretor e criou o Curso de Pedagogia, em 1970. Na Associação Mineira da Administração Escolar foi membro do Conselho Superior e diretor da Revista AMAE Educando/MG. Foi inspetor do Conselho Estadual de Educação e reitor da Fundação Universitária Mineira de Artes. Foi sócio do Centro de História da Medicina da UFMG e associado efetivo da Arcádia de Minas Gerais. Participou de vários congressos internacionais na área de educação, chegando a chefiar a delegação brasileira em encontros promovidos pela Organização dos Estados Americanos em Washington e Paris.

REPERCUSSÃO

Os associados efetivos do Instituto Histórico e Geográfico fizeram questão de apresentar suas condolências e prestar as homenagens ao professor Raymundo Nonato Fernandes:

“A vida passa como a nuvem que se vai no horizonte. Descanse em paz Prof. Raymundo”.

(Antonio Carlos de Albuquerque – Secretário Geral)

“Recebi com pesar a notícia do falecimento do Prof. Raymundo. Sinto não poder prestar algum conforto, no momento, aos seus familiares e amigos. Aos amigos do Instituto, deixo um abraço, lembrando que no próximo ano, faremos uma bela homenagem ao caro professor”. (Márcia Maria Duarte dos Santos – 2ª vice-presidente)

“A morte do professor Raymundo entristece profundamente o IHGMG. Não presenciaremos a sua lucidez, o seu constante incentivo às gerações mais jovens e o seu alerta incisivo para os desafios impostos à educação brasileira. Não podemos perder os seus ensinamentos que representam um compromisso com o nosso país e com o seu futuro”.(Adalberto Andrade Mateus – 1º secretário)

“Expresso meus sentimentos de pesar e manifesto solidariedade aos consócios do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, na despedida do nosso querido mestre Raymundo Nonato Fernandes, que tanto se dedicou à Casa de João Pinheiro e às causas da educação em Minas Gerais”. (Angelo Oswaldo de Araújo Santos)

“Lamentável sob todos os pontos de vista. Era um brilhante intelectual interessado na cultura do país e indignado com o rumo que ela estava e está tomando. Inteligente, era um Educador, um professor, daqueles que não tem medo de concorrência futura de alunos brilhantes e que ensinava o que sabia, com altruísmo. O dia é de sentar no colo da cultura e chorar com ela a perda irreparável. Meus pêsames ao Instituto e a todos da família”. (Carlos Perktold)

“Foi um grande educador e foi muito atuante no IHGMG até poucos meses atrás. Assíduo, cordial e muito informado sobre a história da instituição. Perda irreparável”. (Gilda de Castro).

“Nossos sentimentos à Casa de João Pinheiro e à Cultura Mineira, que fica órfã desse grande educador chamado Raymundo Nonato Fernandes!Dai-lhe, Senhor, a vida eterna e brilhe para ele a Vossa Luz! Descanse em Paz! Amém!”. (Iácones Batista Vargas)

“O Prof Raimundo Nonato meu grande amigo e colega de várias Entidades Culturais. Irmão amigo eu frequentava a casa dele e Ele a minha casa. Um Santo Homem e esta lá no Céu nos abençoando.. Um dos homens mais cultos do Brasil. Vai fazer muita falta”. (Ildefonso Silveira de Carvalho)

“O Professor foi a enciclopédia entusiasmada e É, para sempre, um homem bom”. (Luiz Aranha)

“Meus sentimentos de muito pesar a família do Professor Raimundo Nonato Fernandes. pelo seu falecimento”. (Marcos Tito)

“O Professor Raimundo Nonato foi um ícone no campo da Educação em Minas Gerais… Natural de Itamarandiba, amava também Diamantina que considerava sua outra cidade mãe… perde o Estado perde o Instituto Histórico o maior nome da Educação e da Filosofia em Minas Gerais”. (Maria de Lourdes Costa Dias Reis)

“Professor Raimundo foi uma das maiores inteligências que eu já conheci. Educador exemplar e dos melhores que já tivemos. Professor universitário. Cultura ampla, geral e irrestrita. Enciclopédica. Deixa grandes exemplos no campo da educação. Orador sensato. Palestrante de alto gabarito. Poliglota. Educado. Finesse em pessoa. Nosso colega no IHGMG. Vai fazer falta. Mais de 90 anos”. (Ozório José Araújo do Couto)

“Perdemos um grande homem! Que Deus o tenha!”. (Tasso Barroca)

“Que Deus acolha a sua boníssima alma no céu! Cumprimentos de solidariedade cristã aos familiares enlutados”. (Pe. Wagner Portugal)

“Em nome do IHP, encaminhe nossas condolências à família e aos demais membros do IHGMG”. (Licínio Filho – Presidente do IHP)

*Apoio: Adalberto Andrade Mateus – 1º Secretário

Fotos:

  1. Nos Caminhos da Educação, livro que relata a atuação do professor Raymundo Nonato na trajetória da educação do estado, foi lançado no IHGMG em 13 de outubro de 2018.
  2. O professor Raymundo Nonato Fernandes obliterando o selo comemorativo dos 110 anos do IHGMG. Como associado efetivo, foi vice-presidente, orador e integrou o Conselho Diretor da instituição.
  3. Na comemoração dos 110 anos do IHGMG, em 15 de agosto de 2017, no Solar do Tinoco, em Caeté/MG, o professor Raymundo Nonato relembrou a vida de João Pinheiro da Silva, fundador e primeiro presidente do IHGMG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *