IHGMG PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE GENEALOGIA

Todo cidadão pode aprender a pesquisar suas origens. A importância da genealogia. Pesquisador das origens de artistas da Rede Globo será um dos palestrantes. Homenagem ao Cônego Raymundo Octávio da Trindade.

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE MINAS GERAIS

PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE GENEALOGIA

Todo cidadão pode aprender a pesquisar suas origens

__________________________________________________________

Dia: 18/11/2017 (sábado)
Horário: 8h30 às 12h15
Local: Rua dos Guajajaras, 1268, Barro Preto – Belo Horizonte

EVENTO ABERTO E GRATUITO – VAGAS LIMITADAS

Inscrições: 
https://www.facebook.com/events/708336539361311/

https://docs.google.com/…/1FAIpQLSet0V5D42HJVUPiiT…/viewform

Informações: 
www.ihgmg.org.br 
ihgmg@yahoo.com.br 
Telefone: (31) 3212-4656
Endereço: Rua dos Guajajaras, 1268 – Barro Preto, Belo Horizonte – MG

___________________________________________________________

O EVENTO

No próximo dia 18 de novembro, pela manhã, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, será realizado, o I Seminário Mineiro de Genealogia, com homenagem ao Cônego Raymundo Octávio da Trindade, considerado um dos maiores genealogistas brasileiros.

Nascido em 1883, no povoado das Pedras, capela filial do Furquim, em Minas Gerais, o Cônego Trindade passou a interessar-se por história e genealogia lá pelos seus 12 ou 13 anos, numa conversa com seu avô materno, que começou a lhe falar sobre os antigos, durante uma viagem de Barra Longa para Rio Doce, dando-lhe notícias dos primitivos povoadores da Zona do Carmo.

Seu avô, Francisco Ferreira da Trindade, conhecedor das crônicas de Barra Longa e arredores, como um bom mineiro, recordou lendas, citou nomes e contou histórias pitorescas que marcaram o jovem Raymundo Octávio. Da lição ouvida surgiu a “preocupação de conhecer bem esses antigos” e de “levantar do esquecimento os primeiros povoadores da região” em que nasceu.

Raymundo Octávio da Trindade estudou no Seminário de Mariana, ordenando-se em 1908. Foi vigário em várias cidades mineiras, tornando-se cônego em 1917. Em 1923, transferiu-se para Mariana, onde dirigiu o arquivo eclesiástico por mais de 20 anos. Além disso, em 1944, ele inaugurou e dirigiu por 15 anos, o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto.

Autor de diversos trabalhos sobre história, genealogia e religião, em 2017 comemora-se a publicação de sua primeira obra de cunho histórico: Monografia de Barra Longa.

Cônego Trindade também é autor de Arquidiocese de Mariana, subsídios para sua história, verdadeiro tratado da história de Minas Gerais e do Brasil, repleto de informações, dados biográficos e esclarecimentos históricos.

Na área de genealogia, publicou Velhos Troncos Mineiros, obra que trata de mais de 130 troncos de famílias estabelecidas em Minas Gerais, além de muitas outras a elas coligadas.

O Cônego Raymundo Octavio da Trindade faleceu em Belo Horizonte, em 1962, sendo considerado um dos maiores genealogistas do nosso país.

PESQUISADOR DAS ORIGENS DE ARTISTAS DA REDE GLOBO SERÁ UM DOS PALESTRANTES

Durante o seminário haverá palestra do genealogista, museólogo e historiador Carlos Eduardo de Almeida Barata, membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, sobre o interessante tema: A genealogia como instrumento de identificação da mobilidade brasileira, em razão de eventos políticos e culturais.

Barata é coautor do Dicionário das famílias brasileiras, publicado em 4 volumes, com mais de 37.500 verbetes não apenas de famílias nobres ou tradicionais, com antigas raízes no Brasil, mas também de famílias de imigrantes de várias origens estabelecidas em nosso país: italianos, espanhóis, alemães, libaneses, judeus, japoneses etc.

Recentemente, Barata atuou como pesquisador do quadro Origem das Estrelas, do programa Estrelas, da apresentadora Angélica, na rede Globo, recompondo a memória histórico-genealógica de vários artistas e famosos: Marília Pera, Malu Mader, Miguel Falabella, Paulo Coelho, Xuxa Meneghel, Debora Falabella, Juliana Paes, Taís Araújo, Grazy Massafera, Marcelo Adnet, Tatá Werneck e a própria Angélica.

Outra interessante palestra será proferida pela pesquisadora Nilza Cantoni, sobre a origem italiana do escritor Fernando Sabino. Abordando o contexto histórico e econômico do final do século XIX, época na qual muitos italianos se estabeleceram em Leopoldina, ela tratará da família Savino (com “v”) desde a origem, em Ispani, na Província de Salerno, sul da Itália, das atividades exercidas pelo avô e outros parentes do escritor, da relações de parentesco entre eles e outras famílias italianas estabelecidas na região.

A IMPORTÂNCIA DA GENEALOGIA

A genealogia é uma ciência auxiliar da história, que não se resume ao estudos sobre as origens da denominada nobreza.

Todo cidadão pode aprender noções de genealogia e aprofundar suas pesquisas sobre as origens de sua família, a fim de conhecer seus ancestrais e compreender melhor a sua própria história.

Várias descobertas de relevo, como a data e local de nascimento de Aleijadinho e de seus antepassados lisboetas; a comprovação da descendência de Tiradentes e de vários outros inconfidentes ocorreram graças ao domínio das técnicas da genealogia por membros do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, a mais antiga instituição cultural em funcionamento no Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *