Medalha João Pinheiro
Medalha distintiva dos associados efetivos do Instituto Histórico e Geográfico de MG.
No início de 1960 a então Diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, sob a presidência do Dr. Copérnico Pinto Coelho (1958/1969), preparando-se para comemorar o Centenário de nascimento do Dr. João Pinheiro, primeiro presidente do silogeu, resolveu criar a Medalha em sua homenagem a fim de doá-la a seus associados por ocasião de suas posses, o que vem acontecendo até os dias de hoje.
Medalha Israel Pinheiro
A medalha do Mérito “Israel Pinheiro” foi instituída para ser concedida a personalidades ou entidades que, por serviços prestados ao Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, se tenham feito merecedoras da distinção.
Ordem do Almocafre
A ORDEM DO ALMOCAFRE foi criada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas gerais em 2 de outubro de 2010.
O Almocafre e a bateia são as principais ferramentas que os garimpeiros usavam para a exploração do ouro e do diamante nas catas abertas pelos bandeirantes no solo das Minas Gerais.
Esta Ordem, ao modo do Almocafre extrai o ouro mais puro, congrega pessoas comprometidas com o caráter e a honradez da gente mineira como exemplo ao povo brasileiro.
A ORDEM do ALMOCAFRE, integrada à competência da Diretoria e Presidência do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais é destinada a congregar Historiadores, que nascidos ou não, em Minas Gerais, hajam escrito e publicado, pelo menos 1 (um) livro, depois de pesquisas aprofundadas e de redação esmerada, sobre a HISTÓRIA de MINAS GERAIS, podendo a temática da obra se referir à História Geral do Estado de Minas Gerais, ou de uma Região Mineira; ou de uma Cidade Mineira; ou de uma Família Mineira; ou de um Cidadão Mineiro, desde que o livro traduza, em seu conteúdo, a grandeza das tradições do Estado de Minas Gerais.
A ORDEM do ALMOCAFRE está sediada em instalações do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, localizadas à Rua dos Guajajaras, 1268, Sobreloja, Centro, CEP 30180-101, nesta cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais.
A MEDALHA de HONRA, o DIPLOMA de FILIAÇÃO e o TROFÉU da ORDEM do ALMOCAFRE serão outorgados, no máximo, a 3 (três) historiadores, uma vez por ano, que preencherem as condições estabelecidas no estatudo da Ordem.